You are currently viewing Trade turístico da IGR Caminho dos Canyons mobilizado

Trade turístico da IGR Caminho dos Canyons mobilizado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O turismo não se faz sozinho e os componentes do turismo regional do Vale do Araranguá saíram mobilizados com a nova composição da Instância de Governança Regional Caminho dos Canyons (IGR) e o conhecimento do Plano de Retomada Turística pós-pandemia elaborado pelo Colegiado de Turismo.

A coordenadora de Turismo e Cultura da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), também presidente interina da Instância, Helen Becker, explica que a Instância de Governança Regional é uma organização com participação do poder público e privado dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o programa em âmbito regional. “Trata-se do reconhecimento e do fortalecimento das organizações geridas de forma compartilhada pelo poder público, empresários representantes das cinco categorias do trade turístico, sendo elas: meios de hospedagem, gastronomia, agências e operadoras de viagens, guias, condutores locais e turismólogos, transportadoras turísticas e organizadoras de eventos além da participação das instituições de ensino, com o papel de zelar para que ações e propostas sejam executadas em prol do desenvolvimento do setor. O envolvimento desses atores permite que sejam promovidas ações de mudança, com o objetivo de ampliar e incrementar a atividade turística no Brasil”, explica Helen.

O secretário executivo da AMESC, Moacir Rovaris, e o prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, representaram o presidente da associação, prefeito de Balneário Gaivota, Ronaldo Pereira da Silva, que estava em ato na capital do estado de assinatura da obra da ponte sobre o Rio Araranguá. Rovaris esclareceu o trabalho da AMESC e o prefeito Henrique enfatizou a importância do turismo e o trabalho conjunto pelo setor. O coordenador do Movimento Econômico da AMESC, Ailson Piva, repassou dados sobre a economia dos 15 municípios.

“A reunião foi maravilhosa. Conseguimos ter credibilidade do poder público diante dos empreendedores de turismo na região que veem que os gestores do extremo sul tem uma nova visão para este setor. Entre as ações, o setor público tem dado atenção especial a este segmento construindo estrutura mínima para que possa organizar os trabalhos relacionados, inclusive com a contratação da coordenadora de turismo na AMESC e com indicação de uma pessoa com capacidade técnica para o conselho estadual de turismo. Vivemos a união pública e privada que percebe o turismo como um grande diferencial para mobilização da economia local. O turismo é um dos setores que pode dar um grande diferencial para nossa região que é extremamente  agrícola. Desde 2017 estamos diante de um novo momento com a criação do projeto Geoparque de grande visibilidade internacional, que envolve quatro municípios catarinenses e três gaúchos, com possibilidade de ser o segundo geoparque brasileiro e o qual foi abraçado pela IGR. Me sinto motivado e que estamos no caminho certo. Prefeitos e empreendedores veem a grande ferramenta que há no turismo como um meio de desenvolver a região com ampliação da economia e geração de empregos. Temos equipamentos poderosíssimos para ter uma região promissora no turismo em um futuro muito próximo”, pontua o prefeito de Praia Grande, que trabalha muito a bandeira turística.

Para a coordenadora de Turismo e Cultura da AMESC  e presidente interina da Instância Caminho dos Canyons, Helen Becker, a reunião foi muito positiva, com a mobilização da grande maioria dos membros e o engajamento no Plano de Retomada Turística pós-covid, sendo que com todo o embasamento e mais o planejamento, haverá uma nova fase de muito trabalho e ações com perspectivas de um crescimento e fortalecimento de uma das regiões mais bonitas do estado: o extremo-sul catarinense. “O exuberante conjunto de Canyons aliado aos extensos balneários formam a estonteante região caminho dos canyons oferecendo hospitalidade, gastronomia, biodiversidade, ecoturismo, turismo de aventura, lazer e indescritíveis experiências aos turistas e visitantes”.

 

Renata Angeloni

Assessora de Comunicação Amesc

imprensa@amesc.com.br