Foram realizadas as aulas de capacitação para o PlamCon – Edu (Plano de Contingência Municipal para Educação). Desde o dia 21 de setembro até esta segunda-feira (28) houve aulas virtuais e atividades EAD com uma carga horária de 40 horas. Da área da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) participaram a assessora de Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino; o presidente do CER AMESC, secretário de Saúde de Passo de Torres, Caio Robério Barpp; secretária de Educação, Graziela Caetano Da Rosa Schwartzhaupt, secretária de Educação de Maracajá, Odecia Almeida de Souza da Silva e o diretor da Defesa Civil regional sargento Rodrigo Bonaldo Rafael.
O Governo do Estado finalizou o Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon) com o objetivo de preparar as instituições de ensino para o retorno às atividades presenciais em Santa Catarina. A formação para disseminadores do Plano Municipal de Educação faz parte da estratégia do Plano. O Plano de Contingência Estadual para Educação estipula diretrizes para o retorno, ainda sem data definida, porque depende da evolução da Covid-19.
O Plano estadual estipula oito diretrizes de ações operacionais para o retorno das aulas presenciais, incluindo medidas sanitárias, pedagógicas, de transporte, de alimentação, de gestão de pessoas e de informação e comunicação. Ainda descreve metodologias para o treinamento, capacitação e finanças. Os quatro profissionais do extremo sul estão focados no treinamento para acompanhar a evolução dos trabalhos ligados a educação no estado catarinense.
Renata Angeloni
Assessora de Comunicação AMESC
imprensa@amesc.com.br