O Colegiado de Educação da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), que integra as secretariais municipais de Educação dos 15 municípios da região, realizou a Etapa Regional da Conferência Nacional de Educação (CONAE), nesta sexta-feira (29), no Centro de Eventos Prof.ª Iria Angeloni Carlessi, em Turvo.
A assessora de Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, explica que a CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Em novembro de 2022 está prevista a 4ª Conferência Nacional de Educação (CONAE 2022), evento que visa canalizar as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com os Poderes Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação.
A presidente do Colegiado de Educação da AMESC, secretária de Educação de Sombrio, Graziela Caetano da Rosa Schwartzhaupt, observa que na conferência regional as participantes analisaram as propostas e elegeram 19 delegados para representar a AMESC na etapa estadual. “Saímos dos municípios com um objetivo de atender aos objetivos de debater a educação pública de forma qualificada e objetiva”.
O prefeito anfitrião de Turvo, Sandro Cirimbelli, citou a responsabilidade dos profissionais de educação no cotidiano e que tem mais este desafio de fazer estes reflexões em prol da construção de um trabalho para os próximos anos da educação. Parabenizou a dedicação dos educadores na construção da cidadania e da elaboração das metas.
O presidente da AMESC, prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, destacou o recente desafio vivenciado com a pandemia, no qual os profissionais da educação não pararam e inclusive tiveram que se reinventar. “Demonstrou o quão preparados são para atender nossos cidadãos. O poder público precisa estar em apoio a educação. Qualquer bom profissional no mercado de trabalho passou por muitos professores. Um setor essencial nos municípios, estado e país”.