O IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) assinou o termo de cooperação do programa ‘Penso, Logo Destino’ com 12 municípios da AMESC (Associação do Municípios do Extremo Sul Catarinense). Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Turvo passam a contar com o programa em seus municípios.
O diretor-administrativo do IMA, André Luiz Dias de Mello , esteve na sede da AMESC para a realização dos termos de cooperação. O diretor explica que programa visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.
O secretário executivo da AMESC, Francisco Diello, enfatiza a importância desta parceria. “A conscientização em relação aos resíduos é fundamental e o IMA possui um trabalho muito importante para auxiliar os municípios através deste projeto”.
Em março, o coordenador estadual do programa, Cícero Luís Brasil, juntamente com a colega Vanessa Guimarães Machado, efetuaram a sensibilização, na qual houve o retorno neste momento para dar sequência na parceria.
Participam nesta etapa municípios que possuem população até 20 mil habitantes. O encontro reuniu representantes dos municípios de Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Turvo. Também contou com a presença das Polícias Militar Ambiental e Rodoviária.
Na ocasião, estavam presentes o diretor administrativo do IMA, o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva; o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil, além do gerente regional de Criciúma, Marcos Favro. Ainda o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini; o prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa; o prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari; o prefeito de Meleiro, Eder Mattos; o prefeito de Morro grande, Clelio Daniel Olivo e o prefeito de Maracajá, Anibal Brambila.
Com a adesão do extremo sul, o programa Penso, Logo Destino alcança 69 municípios catarinenses com o objetivo de envolver os catarinenses e conscientizar a sociedade sobre o descarte correto dos resíduos sólidos.