A Previdência Social (INSS – Instituto Nacional do Seguro Social) participou de um evento realizado na Associação dos Municípios do Vale do Araranguá (AMESC) com mais de 50 pessoas dos 15 municípios, que conheceram os números da região e as novas funcionalidades do órgão.
Por mais de quatro horas, os servidores Alessandro Campos Rocha, da gerência executiva do INSS Criciúma e Ademir Santos, gerente da agência de Sombrio, estiveram com membro das câmaras de vereadores, prefeitos, secretários municipais e servidores. O representante do Ministério do Trabalho, Jocélio de Souza Vagner, também participou.
Em palestra detalhada, o servidor Alessandro Campos, apresentou os valores dos benefícios rurais e urbanos pagos pela Previdência Social em cada um dos municípios. O gerente Ademir Santos por sua vez falou sobre o meu INSS e as novas funcionalidades, abordou os fluxos dos requerimentos, ensinou como encaminhar os pedidos de benefícios e explicou as regras para aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez). Falou ainda sobre os benefícios de pensão por morte e aqueles atingidos pela reforma da previdência, como aposentadoria por tempo de contribuição e por idade.
O técnico representante do Ministério do Trabalho discorreu sobre as questões dos registros nas carteiras de trabalho e a importância do preenchimento da CAT para obtenção dos benefícios previdenciários. Antes do encerramento, Alessandro Campos falou sobre os Acordos de Cooperação Técnica (ACT), entre o INSS e as prefeituras e outras entidades, explicando suas condições e funcionalidades.
Durante a explanação alguns municípios manifestaram interesse em firmar este acordo com o INSS.