O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro desde 1980. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade.
A AMESC elencou o que pensam os gestores de turismo dos municípios associados e que compõem a região turística Caminho dos Canyons.
ARARANGUÁ (Diretor de Turismo Antenor da Silva)
A importância do Dia Mundial do Turismo, tem de diversificar, pois o turismo é diverso, mas neste dia é importante para ressaltar a importância social, cultural e econômica do turismo, bem como a importância dos segmentos do trade turístico estarem mobilizados, para fortalecer o seu espaço. Além de contribuir com o desenvolvimento econômico e com a geração de empregos, o turismo é importante para a conservação de espaços e monumentos históricos e para a ampliação de nossos horizontes culturais. O turismo é receber, então neste dia, comemoramos o saber receber, o bem receber.
BALNEÁRIO ARROIO DO SILVA (Secretária de Turismo Itaionara Recco)
Nesta data tão significativa é importante lembrar da necessidade de se planejar o turismo. O turismo é um importante fator para o desenvolvimento das cidades por conta da qualidade de vida que proporciona para a população local e é uma excelente fonte de renda. Diante disso, precisamos cada vez mais de investimentos na área, capacitação do trade turístico e o fator primordial, que é o sentimento de pertencimento da população, para assim alavancarmos o desenvolvimento turístico.
BALNEÁRIO GAIVOTA (Diretor de Turismo Jesiel Fischborn)
O turismólogo é responsável por mostrar as belezas e os encantos de cada lugar, valorizando a cultura local, com informação, diversão e entusiasmo.
ERMO (Secretário de Turismo, Esporte e Cultura Maicon Simão Emerim)
O turismo inspira todos nós, é uma atividade com troca de experiências, conhecimentos e descobertas, que movimenta a economia. Valorizando a cultura, as origens e a toda a história.
JACINTO MACHADO (Secretário Luan Antonelli Bristot)
Seja no deslocamento e/ou troca de experiências, o turismo nos proporciona oportunidades de conexão com o meio escolhido distante de nossa localidade. Estar fora da rotina diária e de nossos compromissos, é um dos prazeres da vida, nos trazendo conhecimento e lazer espiritual.
MARACAJÁ (Diretor de Turismo Dilnei Fausto Borges)
Falar e fazer turismo ou trabalhar com o turismo é muito prazeroso. O turismo conecta os seis continentes da terra. Essa conexão trás e leva muitas experiências espetaculares de sabores , conhecimentos ,prazeres, econômicos , culturais e organizacional de povos ambientes e cidades.
MELEIRO (Secretário Igor Ortolan)
Turismo é a arte das experiências aonde não existe saber mais ou saber menos, mas existe sim a troca de saberes.
MORRO GRANDE (Diretor Marcelo Crepaldi)
Considero este dia uma estratégia de conscientização, reflexão e promoção acerca das especificidades de cada ambiente atrelado a cultura e saberes dos povos que constituem estes Patrimônios, sejam eles naturais, culturais ou históricos. O turismo está para além de uma vitrine que expõe imagens instagramáveis, ele é um mecanismo de mobilização social, educacional e acima de tudo econômica.
PASSO DE TORRES (Gestor do Departamento de Cultura da SMEC Jaime Luis da Silveira Batista)
Quando fazemos turismo também fazemos cultura. Se partirmos do pressuposto de que tudo que não é natural é cultural, então podemos dizer que a humanidade inventou o turismo pela curiosidade de conhecer outras culturas. O turismo é um grande aliado do setor cultural. No Brasil foi o turismo que começou a proteger o nosso patrimônio histórico material e imaterial. Foi a partir do Governo de Getúlio Vargas. Não existe turismo sem cultura, assim como a cultura necessita do turismo.
PRAIA GRANDE (Secretário de Turismo Jorge Scandolara Jr)
O turismo é uma das melhores formas de difundir a cultura do território Geoparque Caminho dos Cânions, mostrar a beleza dos ambientes e movimentar a economia. A importância do turismo é enorme para o Extremo Sul Catarinense, seja para o lazer, seja para a cultura e os negócios. –
SANTA ROSA DO SUL (Diretora e Cultura e Turismo Maria Fernanda da Rosa)
Fazer turismo é a melhor forma de adquirir experiências e novos conhecimentos, ampliar horizontes, viver novas culturas e depois transformar tudo em novas histórias e boas memórias.
SÃO JOÃO DO SUL (Diretora Alessandra Sanfelice)
O turismo é um importante transformador de economias para os municípios. Promove inclusão social, gera oportunidades e renda. Além de transformar a sociedade e tornar as cidades mais receptivas.
SOMBRIO (Diretora de Turismo Rosana Martins)
Dia de dar visibilidade a essa “indústria sem chaminé” capaz de movimentar a economia, ainda mais em nossa região Caminho dos Canyons com tantas belezas naturais.
TIMBÉ DO SUL (agente de Turismo Marcelo Biava Silva)
O dia mundial do Turismo tem como objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade. Hoje o turismo é visto e valorizado como uma atividade que gira a economia de várias cidades, mas não podemos deixar de lado sua parte cultural, histórica, social, a parte que inspira as pessoas a viajarem e criarem experiências e memórias. O turismo muito mais é do que uma atividade econômica, mas a oportunidade de se envolvermos em outras culturas, em outros locais, de nos sentirmos parte de algo muito maior do que somos. A Secretaria Municipal de Turismo de Timbé do Sul, comemora essa data, lembrando da importância de cada uma das pessoas que está envolvida com a atividade econômica do turismo, e também do papel de destaque que cada viajante tem para que essa roda nunca pare de girar.
TURVO (Diretora de Turismo Evelise Menegaro)
A data deve ser celebrada e comemorada pela importância que o turismo tem na economia, uma indústria limpa, que desenvolvida de forma planejada e sustentável, tem ganho mais notoriedade na gestão pública pela oportunidade e diversidade de empreendimentos.