You are currently viewing Defesa Civil Regional mobilizada em Turvo

Defesa Civil Regional mobilizada em Turvo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado de Proteção e Defesa Civil da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) atua em trabalho integrado com a Defesa Civil Municipal de Turvo, desde o domingo, quando iniciou o atendimento as emergências. Nesta segunda-feira os profissionais realizaram a elaboração das documentações necessárias diante da situação. Nas próximas etapas chagam cestas básicas e itens de ajuda humanitária para as famílias atingidas em Turvo, após a ocorrência de intensa chuva, encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

O coordenador do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da AMESC (COMPDEC) Higor de Oliveira Pereira, observa que ainda no domingo se deslocou para Turvo em suporte ao coordenador da Defesa Civil Municipal, Gustavo Simon. “Os últimos meses tem sido de diversas ocorrências climáticas, sendo que ao mesmo tempo que nosso Colegiado, de forma integrada, trabalha ações para minimizar os impactos, quando estes acontecem está unido para atender a situação. Estamos em Turvo dando todo suporte que precisarem”, pontua o coordenador do COMPDEC /AMESC, Higor.

Higor e Gustavo observam que com o alto índice pluviométrico, de maneira localizada, com acumulados que ultrapassaram 200mm em seis horas, ocorreu a extrapolação da capacidade de drenagem o que levou a ocorrência de alagamentos, com cerca de 1 metro de água em residências, também registrou-se ocorrências de enxurradas associadas. Complementam que os primeiros danos começam a se registrar por volta das 16h30h de domingo, sendo que 80% do município foi afetado. Assistência Social,  COMPDEC e CBMSC concentraram-se nos atendimentos às pessoas e animais e a Secretaria de Obras concentrou-se no restabelecimento de vias públicas, limpeza de drenagem e apoio na busca de carros isolados pelas águas.

Entre os danos materiais já foi levantado que vias públicas e drenagens danificadas; centenas de residências afetadas, cerca de 1m de água em muitas destas residências.

Entre os impactos humanos houveram 20 desabrigados, sendo atendidos no abrigo aberto no Centro de Eventos; 80 desalojados, sendo levados para casa de parentes e vizinhos e aproximadamente 9 mil pessoas afetadas pelos problemas relacionados com as chuvas.

Entre os danos ambientais, até o momento, registra-se alta turbidez de água nos rios, afetando a captação e tratamento de água.

O município decretou situação de emergência.