Iniciou na AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) a qualificação para os profissionais que atuam com garantia de direitos da criança e do adolescente, proporcionando subsídios e conteúdo para o atendimento a crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência, com ênfase na escuta especializada.
A qualificação está sendo realizada em quatro módulos. O primeiro ocorreu neste mês de agosto para a comarca de Araranguá (Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Maracajá).
Os próximos módulos serão em setembro para a Comarca de Sombrio e Meleiro (Sombrio, Balneário Gaivota, Meleiro, Morro Grande); após em outubro para a comarca de Santa Rosa do Sul e Passo de Torres (Santa Rosa do Sul, Praia Grande, São João do Sul, Passo de Torres), finalizando com a Comarca de Turvo, ainda em outubro, (Turvo, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Ermo).
O presidente da AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa, observa que a qualificação dos trabalhadores da rede de proteção para realização da escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência para os municípios da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense tem como objetivo Instrumentalizar aos profissionais que atuam com garantia de direitos da criança e do adolescente, proporcionando subsídios e conteúdo para o atendimento a crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência, com ênfase na escuta especializada.
A assessora em Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, destaca que o objetivo é capacitar aos profissionais da rede de proteção do município para a realização do processo de entrevista de escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência. “É muito importante a participação do Sistema de Garantia de Direitos da Crianças e do Adolescentes SGD dos municípios”.
A qualificação traz o conteúdo programático: A Escuta Protegida na Rede de proteção; Estudos sobre o desenvolvimento infantil, diversidade sociocultural e suas implicações para a atenção de crianças e adolescentes vítimas de violência; Aspectos gerais da Entrevista Especializada e Simulação do processo de entrevista.